"O Último Reino", de Bernard Cornwell

Eu sempre gostei de livros com temática de ficção histórica. Então, ano passado, resolvi entrar numa de gostar de vários temas. Sou fã de história e achei que isso daria certo. E deu mesmo. Eu não gostava muito dos vikings, até que resolvi ler o livro "O Último Reino", justamente com o propósito de gostar deles. O autor eu já conhecia, Bernard Cornwell, um gênio no quesito ficção histórica.


Vou falar um pouco sobre o livro.

Uhtred é filho do earldorman (senhor) da fortaleza de Bebbanburg, na ilha Britânica (onde hoje temos a Inglaterra, Escócia e País de Gales). Ele tem seu pai e seu irmão mortos na primeira invasão bem sucedida a fortaleza, anteriormente considerada impenetrável, e agora dominada por vikings. Com uma bravura infantil, Uhtred ataca Ragnar, o líder dos vikings, com uma espada simples, que chega a se dobrar com o ataque. Ragnar gosto do espírito guerreiro do garoto e o leva junto com ele. Uhtred passa a gostar do estilo de vida de um viking, aprendendo rápido a se aventurar e a lutar, e acaba servindo como substituto do filho mais novo de Ragnar, que sempre estava doente. Ragnar e Uhtred eram como pai e filho.
Uhtred prefere adorar aos deuses vikings, pois acha as histórias do paganismo mais legais que as cristãs. A fortaleza de Bebbaunburg é tomada por seu tio Aelfric, que eliminou todos os herdeiros, tentando até matar Uhtred.
Agora Uhtred fica dividido. Ele quer recuperar Bebbanburg, mas também quer continuar se aventurando com Ragnar. E assim a história se desenrola.

"O Último Reino" é um ótimo livro. Ele é cheio de batalhas incríveis, muito bem descritas pelo autor. Você se sente em meio as "barreiras de escudos" vikings (acredite, é uma honra fazer parte da barreira de escudos!).

Recomendo. E se você gostou da história de Uhtred, ela continua por mais livros, pois pertencem a uma série chamada "Crônicas Saxônicas".

Até a próxima postagem!

Comentários